Eutanásia é uma opção?
Sem saber muitos grandes nomes da história já praticavam a eutanásia, esse assunto desde a época da Grécia antiga já envolvia muita discussão, em relação aos valores culturais, sociais e religiosos. Alguns como Platão, Epicuro e Plínio já escreviam sobre a questão. Na Ásia e no Império Romano já era praticado a eutanásia de forma que os enfermos ou nascidos com deficiência eram jogados no Rio Ganges, ou no Império Romano, Julio César decretou que os gladiadores que mortalmente feridos em lutas fossem mortos se os césares voltassem o polegar para baixo ou do contrário com o polegar para cima, quando fossem indulgentes autorização à morte.Entre aqueles gravemente feridos cuja morte seria uma questão, para evitar o sofrimento e a humilhação, eram sacrificados numa prática que equivaleria a eutanásica.
Um Pouco mais a frente do tempo, Napoleão durante o Egito (1799) pediu para que o cirurgião do exército francês para matar com ópio soldados atacados de peste. O médico não aceitando a tal pedido, afirmando que a função de médicos era curar e não o contrário, recusou a tal incumbência.
Na Alemanha nazista, Fuher Adolf Hitler, implementou a "Aktion T 4", sendo um programa destinado a exterminar recém-nascidos e crianças pequenas, até 3 anos, portadoras de deficiências físicas e mentais deformidades físicas e outras, obrigando médicos e parteiras a notificar as autoridades de saúde a verificação de tais casos examinados por uma junta médica de três profissionais para julgar a possibilidade ou não de eliminação.
Em 1956, a Igreja Católica, confirmou seu posicionamento contrário à prática da eutanásia por ser contrária as leis divinas. Mas no ano seguinte o Papa Pio XII, acenou para a possibilidade de encurtar a vida através da utilização de drogas para reduzir o sofrimento de pacientes com dores.
No Estado da Califórnia (EUA), desde abril de 1996, se tornou permitido o suicídio assistido a todo paciente terminal, quando o juiz Stephen Reinhardt, do 9º Tribunal de Apelação considerou que a Constituição Americana assegura o pleno exercício deste direito (SOUZA, 2003).
Na Itália, existe informalmente o chamado biocard, que é um cartão onde o cidadão, em pleno gozo de suas faculdades mentais, consente a prática da eutanásia se viver a se tornar um doente terminal, já acordado com o médico de sua confiança.
A denominação eutanásia traz sua construção semântica dividida em "Eu" (cujo significado é "boa" ou "bem") e as palavras gregas "thanatos" ou "thanasia" (morte). O vocábulo eutanásia deriva da junção de "eu" + "thanatos" (duas palavras gregas na sua etimologia) que tem por sentido literal. Assim, Eutanásia quer dizer “boa morte"
Distanásia – é a morte lenta, ansiosa e com muito sofrimento- é a definição contida no Dicionário do Aurélio. A Eutanásia, empregada no sentido, de abreviação do sofrimento alheio – e defendida justamente como forma de evitar a distanásia.
Ortotanásia – Vocábulo de origem grega (Orthos = justos + Thanatos = morte). Consiste na prática de Eutanásia Passiva.
Nos tempos de hoje ainda existem indagações a respeito desse assunto, pessoas no mundo continuam a favor desse ato e outras pessoas contra. A Igreja Católica continua contra, alegando que não se deve acabar com uma vida, sendo ela terminal ou não, apenas Deus poderia tal feito, decidir o dia e a hora da morte de tal.
Pessoas que estão nessa situação, pedem para que acabem com o sofrimento de seus parentes.
No Brasil também existe muita discussão sobre o assunto, Sendo considerada homicidio Está tramitando na Senado Federal, um projeto de lei 125/96, elaborado desde 1995, estabelecendo critérios para a legalização da "morte sem dor".
Você acha mesmo que vale a pena? se você estivesse nesta situação, você gostaria que acabassem com a sua unica chance de um dia viver? ou talvez pelo motivo de não saber quando você voltaria e se voltaria, por estar dando algum tipo de tipo de "trabalho" as pessoas a qual ama?
E se o seu amado, parente ou proximo estivesse nesta situação você iria querer acabar com as chances desse alguém viver?
O que você acha sobre esse assunto? o que faria nessa situação?
By Isabelle Almeida